Com a ferramental de Elon Musk CHATGPT em grande Ascenção nos últimos dias pela internet o GOOGLE decidiu se mexer e imediatamente cria o CALM.
Uma sigla para Confident Adaptive Language Modelink (CALM) é a mais nova ferramenta de Inteligência Artificial do GOOGLE que promete entregar resultados ainda melhores do que o impressionante CHATGPT.
Em seu site oficial o GOOGLE antes mesmo de apresentar sua nova ferramenta CALM PRIMEIRO diminui os ferramentas atuais alegando o seguinte:
“Apesar dos esforços recentes que permitiram o treinamento eficiente de LMs em grandes quantidades de dados, os modelos treinados ainda podem ser lentos e caros para uso prático. Ao gerar texto no momento da inferência, a maioria dos LMs autorregressivos produz conteúdo semelhante à forma como falamos e escrevemos (palavra após palavra), prevendo cada nova palavra com base nas palavras anteriores. Este processo não pode ser paralelizado, pois os LMs precisam concluir a previsão de uma palavra antes de começar a calcular a próxima. Além disso, prever cada palavra requer computação significativa, dados os bilhões de parâmetros do modelo.”
GOOGLE
Em resumo isso significa que as I.AS atuais como o CHATGPT funciona basicamente como nós seres humanos pensamos e escrevemos, projetando cada nova palavra com base no que falamos anteriormente, o que o para o GOOGLE acaba sendo para um computador ineficaz e ainda por cima dentro do modelo que está sendo feito acaba inclusive sendo mais caro do que o mesmo propõe.
E em seguida conclui dizendo o por que o CALM será muito mais rápido, eficaz e sofisticado em suas respostas, veja:
Em “ Confident Adaptive Language Modeling ”, apresentado no NeurIPS 2022 , apresentamos um novo método para acelerar a geração de texto de LMs melhorando a eficiência no tempo de inferência. Nosso método, denominado CALM, é motivado pela intuição de que algumas previsões da próxima palavra são mais fáceis do que outras. Ao escrever uma frase, algumas continuações são triviais, enquanto outras podem exigir mais esforço. Os LMs atuais dedicam a mesma quantidade de poder de computação para todas as previsões. Em vez disso, o CALM distribui dinamicamente o esforço computacional entre os intervalos de tempo de geração. Ao alocar seletivamente mais recursos computacionais apenas para previsões mais difíceis, o CALM gera texto mais rapidamente, preservando a qualidade da saída.
GOOGLE
Aqui o GOOGLE compara o CALM novamente comparando a quantidade de energia depositada na geração de cada palavra dizendo que seu concorrente usa demasiadamente na geração de palavra por palavra uma de cada vez, JÁ o CALM dedica a mesma energia em prever as melhores palavras e entregar um resultado final muito melhor e mais rápido do que as tecnologias atuais.
A seguir o GOOGLE detalha ainda melhor falando de forma mais técnica como de o sistema irá funcionar:
Modelagem de linguagem adaptável confiável
Quando possível, o CALM ignora algum esforço de computação para determinadas previsões. Para demonstrar isso, usamos a popular arquitetura codificador-decodificador T5. O codificador lê o texto de entrada (por exemplo, um artigo de notícias para resumir) e converte o texto em representações densas. Em seguida, o decodificador emite o resumo, prevendo-o palavra por palavra. Tanto o codificador quanto o decodificador incluem uma longa sequência de camadas do Transformer . Cada camada inclui módulos de atenção e feedforward com muitas multiplicações de matrizes. Essas camadas modificam gradualmente a representação oculta que é usada para prever a próxima palavra.
No trecho a Baixo o GOOGLE resume todo esse processo de uma forma mais simplificada e a baixo ainda trás uma ilustração da velocidade do seu novo GOOGLE CALM comparado ao seu principal concorrente:
Em vez de esperar que todas as camadas do decodificador sejam concluídas, o CALM tenta prever a próxima palavra antes, após alguma camada intermediária. Para decidir se devemos nos comprometer com uma determinada previsão ou adiar a previsão para uma camada posterior, medimos a confiança do modelo em sua previsão intermediária. O restante da computação é ignorado apenas quando o modelo está confiante o suficiente para que a previsão não mude. Para quantificar o que é “confiável o suficiente”, calibramos um limite que satisfaça estatisticamente garantias de qualidade arbitrárias em toda a sequência de saída.
GOOGLE
CONCLUSÃO:
É um fato que essas INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS são o futuro e vieram definitivamente para ficar entre nós.
Aliada em nossas atividades, nós estamos literalmente estamos vendo a história sendo escrita através dos nossos olhos.
Fato é que Toda essa disputa entre as concorrências no final das contas acaba sendo melhor para nós que usaremos as ferramentas, uma vez que no caso do GOOGLE CALM promete entregar mais eficiência com maior acessibilidade.
Bastar lembrarmos das últimas revoluções tecnológicas como celular, antes as linhas telefônicas eram caríssimas e foram ficando cada vez mais acessíveis até chegar ao ponto de ter mais smartphones do que seres humanos no mundo.
Tudo isso graças a concorrência que foi tornando esse acesso cada vez mais popular.
Da mesma forma está sendo com a mais nova inteligência artificial, geradora de textos GOOGLE CALM
Veja também
Para mais informações no Cartola Azul Assine nossa Newsletter de Graça e acompanhe todas as PUBLICAÇÕES diárias. Deixe seu comentário e vamos desenvolver JUNTOS. #cartolaazul