Marketing digital: como construir sua marca nas redes sociais em 10 dias

Criar o desejo de consumo nos usuários das redes, que devem passar a seguir sua conta e as tendências que você lança, é um dos pontos fundamentais

Marketing Strategy Connting Digital Devices Concept

Muita coisa mudou nos últimos anos quando se trata de marketing. Com as redes sociais, o branding se tornou mais sofisticado, já que é preciso criar o desejo de consumo nos usuários dos plataformas para que eles sigam sua conta e se engajem com as tendências que você lança.

E não adianta tentar copiar outras marcas: é preciso criar sua própria identidade digital. A tarefa não é fácil e pode te uma série de idas e voltas, mas é possível construir uma marca em dez dias. O site Entrepreneur elaborou um cronograma que pode ajudar o empreendedor que quer dar um up no marketing digital.

Dia 1: Conheça seu terreno

Antes de tudo, você precisa conhecer seu setor, o terreno em que está entrando. Pesquisar as marcas de outros players importantes de sua área é o primeiro passo da jornada de branding. Compare as ofertas e a marca de seus concorrentes, levando em consideração tudo: desde a estética visual e o marketing até os canais de feedback dos clientes. Não preste atenção apenas às histórias de sucesso. Considere os casos em que as marcas falharam. Saber onde os outros cometeram erros pode impedir que você cometa equívocos semelhantes no futuro.

Dia 2: Defina-se e seja diferente

Para ser uma marca de sucesso, você precisa ser capaz de se diferenciar da concorrência. A maneira de fazer isso é definindo a si mesmo e sua marca. O que te diferencia dos seus concorrentes? Quais serviços você oferece que outras empresas não fazem? Como sua missão e valores se destacam de outras empresas em seu setor? Responder a essas perguntas é fundamental para conquistar um lugar para si mesmo entre seus concorrentes.

Dia 3: Dê match com seu público

Quem é seu público-alvo? Responda às questões seguintes para delimitá-lo:
Quantos anos eles têm? Qual seu gênero? Eles são do tipo corporativos ricos ou classe média e focados na família? Onde eles moram e fazem compras? Do que eles precisam? Outra empresa já está preenchendo a necessidade deles? Quanto mais específico você for, mais fácil será criar uma marca com a qual o seu público se relacionará. A capacidade de se conectar com sua comunidade é fundamental para o seu sucesso. 

Dia 4: Encontre sua voz

Depois de encontrar seu público, você precisa desenvolver a voz com a qual falará com ele. A voz é, basicamente, o estilo de comunicação de sua marca nas redes sociais.
Por quais canais você deseja que sua marca fale com os clientes e como você deseja se comunicar com eles? Talvez os corporativos ricos prefiram uma voz mais profissional ou orientada pela carreira, e os jovens recém-formados podem se envolver mais com uma voz informal e amigável. É essencial que a voz da sua marca possa se comunicar efetivamente com seu público-alvo e atraí-lo.

Dia 5: Mostre personalidade

Sua marca representa você e seu negócio, então mostre personalidade por meio de sua marca. Os clientes de hoje esperam que suas necessidades sejam atendidas, mas, além disso, eles querem que esse serviço seja personalizado, por meio de relacionamento e interações pessoais nas redes. Tente olhar para vários aspectos de personalidade e pense para qual lado você quer que sua marca vá: ela terá uma energia divertida ou séria? Você quer ser moderno ou tradicional? Você está interessado em acessibilidade ou exclusividade?

Dia 6: Compartilhe sua história

Os consumidores são pessoas reais e querem se relacionar com pessoas reais, o que é um desafio quando uma marca é anônima. Mostre seu rosto e não busque a perfeição. Seja natural, mostre o backstage do negócio, conte seus fracassos e como você chegou até aqui. Isso gera conexão com o público, que vai querer te seguir para se inspirar.

Dia 7: Faça ajustes

É preciso ouvir críticas para desenvolver sua marca. Talvez você tenha perdido um aspecto essencial da história da sua marca enquanto se concentrava em um outro ponto importante. Pergunte ao público onde o atendimento e as entregas podem melhorar e ouça também a opinião de pessoas que te inspiram de alguma forma, como amigos que também empreendem.

Dia 8: Invista no negócio

Contratar um designer gráfico para criar seu logotipo, site e cartões de visita é um bom investimento, assim como um especialista em marketing para desenvolver uma campanha eficaz. A cada investimento, você oferece mais aos consumidores, e isso é positivo.

Dia 9: Seja consistente

O aspecto mais crítico de uma marca bem-sucedida é garantir que sua marca seja consistente. O objetivo final é fazer com que as pessoas reconheçam seu trabalho instantaneamente. Quanto mais reconhecível for sua marca, mais reconhecível será seu produto ou serviço, e mais próximo você estará de solidificar seu negócio como um nome conhecido.

Dia 10: Descanse e veja resultados

No décimo dia, descanse e observe o que você já conseguiu conquistar de positivo. Certamente, sua marca cresceu e, antes de seguir expandindo, o descanso é merecido.

Publicado originalmente em Pequenas Empresas Grandes Negócios

Para mais informações no Cartola Azul Play Assine nossa Newsletter de Graça e acompanhe todas as PUBLICAÇÕES diárias. Deixe seu comentário e vamos desenvolver JUNTOS. #cartolaazul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *