Já faz algum tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um ambiente para se entreter. As maiores marcas do mundo estão presentes nessas plataformas para ofertar seus produtos e engajar suas campanhas. O objetivo? Levar os usuários até as suas lojas, sejam elas físicas ou virtuais.
Porém, como essas ferramentas são gratuitas e estão ao alcance de todos, não faltam boas oportunidades para o pequeno empreendedor também aproveitar o público dessas redes a favor do seu negócio!
Pensando na grande visibilidade que o Facebook e o Instagram podem oferecer, o UOL Meu Negócio criou este conteúdo.
Nas próximas linhas você vai entender as vantagens de vender pelas redes sociais, além de ter acesso a um passo a passo completo para saber como vender pelo Facebook e Instagram com a Loja Virtual.
As vantagens de vender pelo Facebook e Instagram com a Loja VirtUOL
A ação de integrar a sua Loja VirtUOL com as redes sociais traz inúmeras vantagens, e claro que o aumento dos seus lucros está nessa lista. A partir do momento que você aprende a como vender pelo Facebook e Instagram, já consegue expor os seus produtos para um público muito mais amplo.
Além disso, ao integrar o seu e-commerce com as redes sociais, fica mais fácil colocar em prática a estratégia de “omnichannel”, que em tradução livre significa “todos os canais”. Ou seja, você consegue utilizar diferentes canais de comunicação e divulgação, oferecendo ao cliente a mesma experiência de compra, independente do canal que ele escolher.
Quer aumentar as taxas de conversão? Então o Facebook e o Instagram também podem ser ótimos aliados!
Uma das maiores vantagens é que quando o cliente tem acesso aos seus produtos por essas plataformas, pode caminhar por todas as etapas de compra nas redes sociais, sem a necessidade de ser direcionado para o site.
E claro, atingindo um público maior, aumentam as vendas e, consequentemente, o ticket médio da sua loja virtual. É fácil, rápido e sem nenhum custo adicional para o lojista!
Passo a passo de como vender seus produtos pelo Facebook com sua Loja VirtUOL
É importante lembrar que grande parte do público que navega no Facebook não tem a intenção de comprar, pelo menos em um primeiro momento. Portanto, a venda pela plataforma vai exigir algumas estratégias para encantar esse usuário.
Vamos entender na prática como vender pelo Facebook?
1º Passo: Faça seu login e acesse o painel da sua Loja VirtUOL
Para iniciar a sua jornada rumo as vendas pelo Facebook, primeiro você vai até a página de login do UOL Host para ter acesso ao nosso painel completo.
É só informar os seus dados de login através do CPF, CNPJ ou através da sua conta do Google ou do próprio Facebook.
2º Passo: Acesse os “Canais de Vendas”
Na página seguinte, você tem uma visão geral do painel da sua Loja VirtUOL. No menu superior, clique na seção “Marketing”, e depois em “Canais de Vendas”.
3º Passo: Configure seu Facebook para Loja VirtUOL
Na página “Canais de Vendas”, clique na aba “Facebook” e em seguida no botão “Conectar sua loja ao Facebook”. O próximo passo é inserir as informações de login para ingressar no perfil do Facebook.
Depois, você será automaticamente direcionado para a página “Facebook para Loja VirtUOL”. Nesta etapa, basta clicar no botão “Avançar”.
Na seção “Página do Facebook” você precisa selecionar a página que deseja integrar. Depois, é só clicar no botão “Avançar” (caso não tenha uma página, clique em “Criar uma Página” e siga as orientações da plataforma).
No próximo passo, será necessário instalar o “Pixel do Facebook”, que é uma espécie de código que ajuda a rastrear o comportamento dos usuários na sua página.
Para isso, basta clicar no botão “Avançar” (caso ainda não tenha um pixel na sua conta, ele será criado automaticamente).
4º Passo: Pronto! Importe seus produtos para o Facebook
Por fim, clique no botão “Concluir” para importar os produtos da sua loja para a rede social!
Veja como vender seus produtos pelo Instagram através da integração sua Loja VirtUOL
Mas, e para as vendas no Instagram, será que o processo é semelhante?
Para responder as suas dúvidas, preparamos um outro passo a passo que mostra como integrar a sua Loja VirtUOL de maneira bem prática!
1º Passo: Verificação do perfil da sua loja no Instagram
Para começar, é recomendado que você verifique se a sua loja está qualificada para comercializar produtos físicos de acordo com as “regras dos produtos”, e se estão de acordo com os “termos do comerciante”.
E mais, garanta que a sua conta do Instagram já é uma conta comercial. Se ainda não é, basta acessar a opção “Editar perfil” e, em seguida, “Mudar para conta profissional“.
2º Passo: Conecte-se a um catálogo
Conseguiu analisar todos esses pontos? Então agora você já pode se conectar a um catálogo.
Para isso, verifique se a sua loja está conectada a uma página do Facebook. Depois, acesse o seu perfil no Instagram, clique no botão “Editar perfil” e em seguida na aba “Página”.
Agora, é só selecionar a sua loja no Facebook e clicar em “Continuar como Loja VirtUOL”.
Para finalizar, basta selecionar o catálogo dos seus produtos!
3º Passo: Marcação dos produtos nas publicações
Vale lembrar que o Instagram oferece uma funcionalidade para você conquistar mais visitas para a sua loja virtual.
Utilizando a marcação dos produtos nas publicações, o seu público encontrará com maior facilidade os produtos divulgados no seu feed do Instagram. Uma ótima estratégia para fechar novas vendas!
Para utilizar a opção “Marcar produtos”, basta acessar o botão que fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas.
Dica extra: Invista em boas imagens e descrições bem detalhadas para vender mais
Considere usar imagens de qualidade para a divulgação dos seus produtos e abuse de cores e elementos que chamem a atenção dos visitantes desta rede!
No Instagram — que por muito tempo foi conhecida como uma “rede social visual” — essa dica vale ouro! Também coloque informações relevantes sobre os seus produtos, como preço, descrições com riqueza de detalhes, além das condições de pagamento e entrega.
Acredite, com essas dicas extras a sua marca pode atingir cada vez mais usuários na rede social!
Está preparado para vender no Facebook e Instagram?
Chegamos ao fim deste conteúdo, e esperamos que você tenha conseguido absorver o conhecimento necessário para entender como vender pelo Facebook e Instagram.
A Loja VirtUOL é mais uma das ferramentas do UOL Meu Negócio que foram criadas para facilitar a sua vida.
Portanto, não deixe para trás a oportunidade de vender mais com o uso de uma plataforma segura, intuitiva e que pode ser integrada ao Facebook e Instagram, as redes sociais mais usadas no mundo!
Escolha agora mesmo o plano mais adequado ao seu negócio e crie a sua página de vendas!