Nos primeiros dias do YouTube, não havia muitos YouTubers ou marcas criando conteúdo na plataforma, então era muito mais fácil para os criadores de conteúdo se destacarem. Avanço rápido para 2022, e agora existem cerca de 15 milhões de criadores de conteúdo ativos no YouTube produzindo 500 horas de conteúdo a cada minuto.
Com isso em mente, você provavelmente está se perguntando como promover seu canal do YouTube para que ele se destaque dos demais. E quanto vai custar a promoção? Felizmente, existem muitas ferramentas, dicas e truques que você pode usar para promover seu canal do YouTube sem ter que gastar muito dinheiro – ou nenhum dinheiro.
Neste blog, exploraremos alguns dos meus métodos favoritos e gratuitos para promover um canal do YouTube.
1. Crie conteúdo atraente.
Existem muitas táticas que você pode usar para atrair espectadores para seu canal, mas nenhuma dessas táticas pode compensar o conteúdo sem brilho. O fato é que ninguém quer investir em conteúdo que não é bom.
Uma chave importante para atrair um público e incentivá-lo a se inscrever é criar conteúdo atraente que os manterá voltando para mais.
Dica profissional: veja outros criadores de conteúdo estabelecidos em seu nicho para se inspirar. O que você mais gosta nos vídeos deles e o que você faria diferente? Use suas respostas para ajudá-lo a descobrir o tipo de conteúdo que deseja criar.
2. Use palavras-chave em seus títulos, descrições e tags.
Centenas de milhares de vídeos são enviados para o YouTube todos os dias. Para garantir que seus vídeos alcancem seu público-alvo, você precisa incorporar palavras-chave em seus títulos, descrições e tags.
Existem ferramentas gratuitas como o Planejador de palavras-chave do Google , que podem ser acessadas no painel do Google Ads. Não se preocupe — você não precisa veicular anúncios para usá-lo. Tudo que você precisa é de uma conta do Google.
Dica profissional: uma das maneiras mais simples de encontrar as palavras-chave certas sem usar nenhuma ferramenta é inserir o tópico do seu vídeo na barra de pesquisa do YouTube e usar a sugestão automática para encontrar palavras e frases que você deve incorporar ao seu conteúdo.
3. Use hashtags.
Você também pode usar as palavras-chave que encontrou para criar hashtags para os títulos e descrições dos seus vídeos. O conteúdo do seu vídeo também pode inspirar ideias para uma hashtag. Por exemplo, talvez você entrevistou um convidado popular em seu canal — o nome desse convidado pode ser usado como uma hashtag para atrair fãs para seu conteúdo.
Dica profissional: veja outros YouTubers em seu nicho para ver quais hashtags eles estão usando para que você possa encontrar as corretas para o seu conteúdo.
4. Personalize suas miniaturas.
A miniatura do seu vídeo serve como a primeira impressão do seu vídeo — e todos nós sabemos que você nunca tem uma segunda chance de uma primeira impressão. Para chamar a atenção dos espectadores, crie uma miniatura única e atraente que os obrigue a clicar em seu conteúdo.
As miniaturas do YouTube que se destacam normalmente incluem uma combinação do seguinte:
- Imagens de alta qualidade
- Um rosto (os humanos focam naturalmente nos rostos quando se trata de fotos)
- Cores contrastantes brilhantes
- Cenas de ação
- Texto em negrito com no máximo seis palavras
Dica profissional: para meus próprios vídeos do YouTube, uso a ferramenta gratuita de miniaturas do YouTube do Canva . Com o Canva, os modelos de miniaturas já têm as dimensões adequadas e há toneladas de adesivos divertidos, fontes em negrito, cores e imagens de fundo para escolher. Além disso, posso enviar minhas próprias imagens do meu telefone ou computador para o modelo.
5. Poste regularmente.
A consistência é importante ao atrair inscritos em potencial para seu canal. Quando você publica com frequência e consistência, você ganha credibilidade com seu público, porque eles sabem que você sempre manterá o bom conteúdo chegando. Para começar, tente postar um novo vídeo a cada duas semanas e, eventualmente, trabalhe para uma ou duas vezes por semana.
Dica profissional: você também pode usar o YouTube Analytics para rastrear os dias e horários em que seu público mais interage com seu conteúdo. Por exemplo, se você perceber que seus vídeos têm mais visualizações quando postados aos sábados às 12h, você vai querer que os vídeos sejam postados nesse horário para obter o máximo de engajamento.
6. Promova seu canal nas redes sociais.
O diretor de notícias de uma emissora de TV para a qual trabalhei sempre dizia isso sobre a promoção de conteúdo: “Se não está nas redes sociais, então não existe”. Tenha isso em mente ao promover seu canal do YouTube.
Você pode publicar um conteúdo incrível, ter a miniatura perfeita e usar todas as palavras-chave certas – mas se você não promover seu conteúdo nas mídias sociais, estará perdendo um público potencialmente enorme.
Para atrair fãs de anime para o meu canal, criei uma conta no Twitter e comecei a usar as hashtags #anitwt e #AnimeAfterDarkCH sempre que tuitava sobre meus vídeos. “Anitwt” é a abreviação de “Anime Twitter” e é usado para ajudar os fãs de anime a se conectarem com outros fãs na plataforma.
#AnimeAfterDarkCH é uma hashtag usada para um espaço semanal no Twitter voltado para fãs de anime negros. Agora, quando verifico minhas análises do YouTube, geralmente percebo que cerca de 80% das minhas visualizações vêm de usuários do Twitter.
A gerente sênior de marketing da HubSpot, Essie Acolatse, também sugere a criação de vídeos para promoção cruzada em diferentes plataformas.
“Faça versões mais curtas como teasers para outras plataformas. Esses teasers devem se encaixar no melhor formato de vídeo para essa plataforma e devem ser atraentes o suficiente para fazer o espectador querer mais”, disse ela. “Muitas vezes é difícil fazer com que as pessoas deixem a plataforma em que já estão, mas aproveitar suas outras plataformas sociais pode ajudar a gerar visualizações para seu canal.”
Dica profissional: use as mídias sociais para seguir e se conectar com criadores de conteúdo, figuras de proa e outras pessoas proeminentes em seu nicho. Isso ajudará você a encontrar comunidades on-line que correspondam ao seu nicho e poderá ajudar a expor seu canal ao público certo.
7. Promova seu canal em fóruns.
Fóruns online como o Reddit são ótimos lugares para promover seu canal. Lembre-se de que muitos fóruns têm políticas de “sem promoções” – mas você pode contorná-las com um pouco de tato. Certifique-se de que você está contribuindo com valor para a conversa e que suas postagens não pareçam muito com anúncios.
Por exemplo, digamos que você seja um YouTuber de moda e observe um fórum do Reddit discutindo moda em brechós – um tópico que você abordou em seu canal. Em vez de responder com “Ei, confira meu canal do YouTube sobre moda”. Você pode dizer:
“Essa é uma perspectiva muito legal! Eu amo economizar e fiz um vídeo no YouTube com ótimas dicas sobre como encontrar os melhores itens em brechós. Você pode conferir se estiver procurando por conselhos.”
Em seguida, você vincularia ao seu vídeo específico.
Dica profissional: seja um colaborador ativo desses fóruns, mesmo quando não tiver conteúdo novo para promover. Fazer isso agrega valor à conversa e mostra que você está tentando ser útil em vez de apenas conectar seu canal.
8. Construa uma comunidade.
Use seu YouTube para se estabelecer como uma voz autoritária em seu nicho e para criar um espaço para pessoas com interesses compartilhados. A maneira mais eficaz (e gratuita) de fazer isso é simplesmente se envolver com seu público. Responda aos comentários compartilhando informações mais valiosas.
Alguns YouTubers vão até gritar novos inscritos em seus vídeos. Você também pode pedir aos comentaristas sugestões sobre seu próximo tópico e dar-lhes algum reconhecimento por contribuir.
Dica profissional: se você tiver mais de 500 inscritos, poderá aproveitar o recurso “Comunidade” do YouTube . Esse recurso permite que os criadores se envolvam com seu público entre uploads por meio de atualizações de status, enquetes e GIFs.
9. Faça um concurso.
Realizar um concurso é uma maneira eficaz de atrair novos assinantes, mas você deve garantir que o concurso atraia pessoas genuinamente interessadas em seu nicho e não apenas no prêmio.
Para fazer isso, certifique-se de que o prêmio seja algo relacionado ao seu tópico. Por exemplo, se eu fosse fazer um concurso para atrair fãs de anime, um bom prêmio seria mercadoria de anime grátis ou um cartão de presente para o varejista de roupas de anime Atsuko .
Dica profissional: certifique-se de promover seu concurso nas mídias sociais e em fóruns online sempre que possível.
10. Faça promoção cruzada de seus vídeos no YouTube.
Em todos os vídeos do YouTube que posto, sempre aproveito o recurso de “cartões” da plataforma. Esse recurso permite que você promova um vídeo em diferentes vídeos em sua plataforma. Isso funciona postando um pequeno ícone no canto do seu vídeo com link para outro vídeo ou lista de reprodução. Você pode definir a duração de quanto tempo deseja que o cartão apareça. Abaixo está um exemplo de como um cartão se parece:
Outra forma de promover seus vídeos é incluir uma tela final . Você já assistiu a um vídeo do YouTube e viu anúncios clicáveis de outros vídeos aparecerem nos 10 segundos finais? Essa é uma tela final e incentiva os espectadores a explorar mais seu conteúdo e a se inscrever.
Acolatse também sugere o uso do YouTube Shorts.“Essas versões de vídeo pequenas para outras plataformas também podem ser usadas como shorts do YT”, disse ela. “O YT está investindo muito dinheiro em curtas e, como esse feed atinge um público diferente, é uma ótima maneira de aumentar o engajamento em seu canal geral. Certifique-se de que essas curtas atraiam os espectadores nos primeiros segundos e as tornem muito atraentes. “
Dica profissional: sempre que faço upload de um novo vídeo, sempre uso cartões e a tela final para vincular ao meu vídeo anterior. Isso pode dar ao seu conteúdo mais antigo uma segunda vida e uma chance de ganhar novas visualizações.
11. Colabore com outros criadores.
Essa é outra forma de promoção cruzada que é útil para todas as partes envolvidas e pode ajudar a expandir seu alcance. Para uma colaboração bem-sucedida, encontre um YouTuber cujo público se sobreponha ao seu.
Por exemplo, se você for um especialista em condicionamento físico, poderá colaborar com um criador de conteúdo que também se concentre em exercícios ou nutrição. Depois de saber com quem você deseja trabalhar, entre em contato com essa pessoa e vocês dois podem planejar como criarão um vídeo exclusivo para os dois canais.
“Esta é uma das melhores maneiras orgânicas de crescer. O público deles terá a chance de ver você e seu público poderá vê-los”, disse Acolatse. “Criar conteúdo com outros criadores que têm um nicho semelhante e seguir o tamanho que você pode ajudar a obter visualizações adicionais do seu conteúdo.”
Dica profissional: agora é a hora de usar as conexões que você fez nas mídias sociais para encontrar o melhor colaborador.
12. Crie listas de reprodução para seus vídeos do YouTube.
Quanto mais vídeos você criar, mais difícil será para os espectadores navegarem em seu canal. A criação de listas de reprodução organiza seu conteúdo em categorias específicas e permite que os espectadores assistam ao seu trabalho. As listas de reprodução ajudarão os espectadores a encontrar o conteúdo relevante que procuram em seu canal, e é mais provável que eles se inscrevam quando terminarem de assistir seus vídeos compulsivamente.
Dica profissional: lembre-se de suas listas de reprodução ao criar conteúdo. Pergunte a si mesmo como você classificaria o vídeo e em qual playlist ele se encaixaria.
13. Incorpore seus vídeos do YouTube.
Se você tem um blog ou site, incorporar seus vídeos do YouTube no conteúdo do blog ou na página do produto é uma ótima maneira de aumentar as conversões e atrair assinantes para o seu canal. Ter um artigo ou página da Web conectado ao seu vídeo também pode ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Dica profissional: certifique-se de usar palavras-chave no conteúdo do seu blog ou página da Web para ajudar as pessoas a encontrar seu site e, por sua vez, seu vídeo do YouTube.
14. Transmissão ao vivo.
Com o aumento da popularidade de plataformas de transmissão ao vivo como o Twitch, o conteúdo de transmissão ao vivo é uma tendência que não parece estar indo a lugar nenhum. TikTok, Instagram e Facebook incorporaram transmissões ao vivo em suas plataformas – e o YouTube não é diferente. Algumas maneiras de usar o YouTube ao vivo incluem:
- Perguntas e respostas
- Webinars
- Tutoriais ao vivo
- Demonstrações de produtos
Os jogadores costumam transmitir ao vivo jogando os videogames mais recentes e os artistas às vezes transmitem ao vivo concluindo um projeto.
Dica profissional: não se preocupe muito com a perfeição quando se trata de sua transmissão ao vivo. Um dos maiores inconvenientes das transmissões ao vivo é que ninguém sabe o que vai acontecer ao vivo. Tudo isso só aumenta a diversão e cria um relacionamento mais pessoal com seus seguidores.
15. Adicione um widget do YouTube ao seu site.
Ao adicionar um widget do YouTube ao rodapé ou barra lateral do seu site, qualquer pessoa que visite seu site poderá ver e interagir com seus vídeos. Isso pode transformar cliques no site em visualizações do seu conteúdo. Isso também incentivará os visitantes interessados a se inscreverem em seu canal.
Dica profissional: muitas plataformas de hospedagem de sites têm seus próprios widgets gratuitos do YouTube que você pode incorporar facilmente ao seu site.
Promover seu canal do YouTube não precisa ser um passivo financeiro. Como você pode ver, existem muitas maneiras de expandir o alcance do seu público, encontrar seu nicho e promover seu conteúdo sem gastar um centavo. Agora que você tem algumas ideias promocionais gratuitas, está pronto para criar o plano de marketing perfeito para expandir seu canal.