Mario Kart 9 : Próximo jogo pode ser ‘vítima do sucesso do título atual’

A franquia de videogame de corrida de maior sucesso de todos os tempos começou com um conceito simples.

Em 1992, a Nintendo lançou Super Mario Kart em seu console Super Nintendo Entertainment System (SNES).

O jogo foi produzido pelo criador do Super Mario, Shigeru Miyamoto, e seguiu-se ao lançamento de F-Zero – uma estreia bem recebida na consola para outra popular série de corridas – mas como uma experiência para um jogador, a empresa queria levar as coisas mais longe.

A equipe de desenvolvimento decidiu criar um jogo de corrida para dois jogadores que exibisse os dois jogadores na mesma tela do jogo simultaneamente. Mas devido às limitações do SNES, não seria possível ilustrar as altas velocidades futuristas do F-Zero, então era preciso desacelerar um pouco as coisas.

Como resultado, eles decidiram ir com karts. No entanto, não foi originalmente planejado para apresentar Mario, Princesa Peach e amigos.

Alguns meses de desenvolvimento, quando eles tinham um protótipo de dois karts com pilotos genéricos de caras de macacão, eles decidiram ver como Mario ficaria no jogo. Segundo Miyamoto , todos concordaram que ficou melhor com a inclusão de seu famoso mascote e assim nasceu a série Mario Kart.

O analista da indústria Serkan Toto da Kantan Games descreve o título como um “vendedor de sistema” para o SNES.

“Já naquela época, a Nintendo estava alavancando a marca Mario”, disse ele à BBC. “Então eles colocaram Mario lá para vender mais cópias do jogo do que, por exemplo, um novo personagem que eles teriam que inventar.

“Na verdade, fez muito sentido colocar personagens do universo Mario naquele jogo de corrida.”

Os power-ups – que agora são sinônimos da série – estavam lá, incluindo a capacidade de lançar conchas e bananas para atrapalhar os oponentes, bem como coletar moedas para aumentar a velocidade.

Ele também incluiu o modo de batalha onde os jogadores tentam estourar os balões de seus oponentes em ambientes mais abertos, o que continua sendo uma parte popular da série.

Trinta anos depois, a diversão de jogar com amigos e familiares continua sendo uma grande parte do charme de Mario Kart.

Após o jogo inicial, a Nintendo lançou pelo menos um novo título para quase todos os seus consoles subsequentes, juntamente com vários títulos derivados, incluindo um jogo para celular .

No total, quase 168 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo e continua sendo a série de jogos spin-off mais popular de Mario.

“Acho que no que diz respeito aos jogos de corrida, em termos de vendas, status ou impacto no gênero, é difícil pensar em um mais influente do que esse”, diz Toto.

A popularidade do jogo resultou na criação de vários conceitos semelhantes por outros desenvolvedores, como Sonic & Sega All-Stars Racing e Crash Team Racing, para citar alguns.

Reclamações de fãs
Mario Kart 8 Deluxe no Nintendo Switch é o lançamento mais recente da série principal e, em fevereiro de 2022, um “Booster Course Pass” pago foi anunciado para o jogo. O pacote de download (conhecido na indústria como conteúdo para download, ou DLC) acabará trazendo um total de mais 48 cursos, em seis parcelas. As novas pistas incluirão clássicos da história da série, juntamente com várias novas pistas.

Com o lançamento dobrando o número de circuitos disponíveis, grande parte da comunidade de jogos achou que era uma boa relação custo / benefício e saudou a atualização. No entanto, alguns ficaram desapontados com a falta de uma nova entrada na franquia principal, cinco anos após o lançamento de Mario Kart 8 Deluxe.

Além disso, quando o primeiro lote de cursos de DLC foi lançado, nem todos os jogadores ficaram felizes.

Alguns reclamaram que os circuitos adicionais não tinham a qualidade do conteúdo original do jogo , enquanto também foi alegado que muitos dos novos cursos são portados do aplicativo móvel Mario Kart Tour, trazendo o estilo de arte do jogo com eles.

Oliver Mackenzie, da Eurogamer, disse como parte de sua análise detalhada : “As melhores pistas do MK8 combinam conjuntos desafiadores de curvas rápidas com seções antigravidade estendidas, várias rotas viáveis ​​e perigos de pista.

“A maioria das novas pistas são calmas em comparação, com layouts descontraídos, recursos de pista menos interessantes e pouco em termos de transformações de veículos.

“Simplesmente portar faixas móveis sem grandes modificações significa que elas não combinam especialmente bem com os conceitos de jogabilidade em Mario Kart 8.”

A BBC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.
Veja o tweet original no Twitter
Após o recente lançamento da segunda onda, na conclusão de sua análise , Ollie Reynolds, da Nintendo Life, disse: “Em última análise, a onda 2 de Mario Kart 8 Deluxe não o elimina completamente.

“Sabemos que estamos atacando esses cursos à esquerda, à direita e ao centro, mas quando se trata de Mario Kart, temos padrões bastante altos, sabe. No entanto, nenhuma das pistas oferecidas é ruim; a maioria eles apenas parecem um preenchimento ‘b-side’ quando comparados às faixas principais criadas especificamente para Mario Kart 8.”

“Temos que continuar nos lembrando do quadro geral também; agora temos 16 novos cursos para Mario Kart 8 Deluxe e ainda não estamos na metade. Ainda temos um caminho a percorrer.”

Com novos cursos sendo lançados periodicamente até o final de 2023, é improvável uma sequência do jogo mais vendido da série até agora.

A Nintendo se recusou a comentar este artigo.

Além de Mario Kart Live: Home Circuit, um jogo de realidade aumentada onde um carro de brinquedo controlado por rádio corre pela casa do jogador enquanto transmite vídeo das câmeras a bordo diretamente para o videogame, não há um título de lançamento original desde 2014 – com Mario Kart 8 Deluxe essencialmente uma atualização aprimorada do Nintendo Switch do título original de Mario Kart 8 no Wii U.

Outro jogo de grande sucesso, Grand Theft Auto Five, não recebeu uma sequência oficial ao longo da era PlayStation 4 e Xbox One, essencialmente pulando uma geração e parece que a Nintendo pode fazer o mesmo com o Switch e Mario Kart 8.

No entanto, ambos os desenvolvedores sentirão que seus jogos receberam melhorias suficientes para mantê-los atualizados. A atualização inicial de Mario Kart 8 para Deluxe contou com várias adições, incluindo mais cinco personagens jogáveis ​​e agora o lançamento de DLC subsequente.

Com GTA 5 e Mario Kart 8 entre os 10 videogames mais vendidos de todos os tempos e um lançamento de GTA 5 para PlayStation 5 e Xbox Series X no início deste ano, eles continuam a gerar uma quantidade significativa de receita – então talvez não seja surpresa que nem a Rockstar nem a Nintendo tenham pressa em lançar sequências.

O que vem a seguir para a série?
Em termos de uma eventual continuação de Mario Kart 8 Deluxe, Toto prevê que os jogadores podem ter que esperar até o lançamento do sucessor do Switch.

“É difícil dizer, mas se eu precisasse, acho que haveria alguma distância até Mario Kart 8, talvez 2024, algo assim”, diz ele.

“Mas acho que, se Mario Kart 9 for lançado com um novo console Switch, acho que eles o lançarão como um título de lançamento, ou muito próximo do lançamento”.

No entanto, qualquer novo jogo em uma série tão popular procurará trazer novas idéias para a mesa – algo que a Nintendo conseguiu fazer até agora, mas Toto sente que um de seus maiores desafios é continuar avançando.

“Mario Kart 8 é tão bem feito que pode até ser vítima do seu próprio sucesso”, explica.

“Ouvi dizer que, aparentemente, a Nintendo teve uma nova ideia para Mario Kart 9. Acho que eles precisam de um reboot para Mario Kart 9. Não estou dizendo que a Nintendo está reiniciando a série, mas o que eu acho estou tentando dizer é, acho que eles precisam de um novo ângulo para a série.”

“Acho que Mario Kart 9 realmente tem a oferecer algo novo, porque apenas uma repetição de Mario Kart 8 provavelmente não será suficiente para a Nintendo”.

Artigo original BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *