O Google é uma fera inconstante. O mecanismo de pesquisa é fundamental para o sucesso do seu conteúdo da web, mas ninguém sabe realmente como o algoritmo do Google funciona (exceto a equipe de qualidade de pesquisa do Google, é claro).
O mecanismo de busca do Google também está em constante mudança. O Google não se tornou o mecanismo de busca número um do mundo sem priorizar a experiência do usuário. Ela alcançou essa posição de liderança atualizando continuamente seu algoritmo para atender às necessidades de seus usuários e entregando os melhores resultados possíveis (sem mencionar o envolvimento dos usuários com novos doodles diários na página inicial do Google ).
Se o seu conteúdo não acompanhar essas atualizações do algoritmo do Google, você corre o risco de perder um espaço valioso na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP)… bem como visitantes, leads e clientes em potencial.
Neste guia, abordamos tudo o que você precisa saber sobre o algoritmo do Google, suas nove atualizações mais recentes e como sua empresa e seu conteúdo podem seguir o exemplo.
Algoritmo do Google
Os algoritmos do mecanismo de pesquisa do Google determinam os resultados que você vê para cada termo de pesquisa ou consulta. Eles trabalham nos bastidores para filtrar o conteúdo da Web, revisar páginas indexadas quanto à relevância e qualidade (por exemplo, os fatores de pesquisa) e retornar os resultados mais relevantes para a consulta.
Embora o número exato não seja certo, os SEOs acreditam que existem certos sinais de classificação que o Google considera ao exibir os resultados. Isso inclui fatores como uso de palavras-chave, histórico de domínio, usabilidade do site e muito mais.
É por isso que, como empresas e profissionais de marketing, devemos otimizar nosso SEO na página , SEO fora da página e SEO técnico para facilitar a classificação de nossas páginas e para que os consumidores possam encontrar nosso conteúdo.
Você sabia que mais de 3,5 bilhões de pesquisas no Google são feitas todos os dias ? O mecanismo de pesquisa é de longe o mais popular entre seus concorrentes, o que significa que a grande maioria de seu público (e público em potencial) está pesquisando ativamente no Google informações que seu site ou blog pode fornecer.
Como você pode garantir que seu conteúdo tenha uma classificação alta o suficiente nas SERPs para chamar a atenção do seu público? Aderindo ao algoritmo do Google e suas atualizações.
Principais atualizações do algoritmo do Google
- Google Panda (2011)
- Google Pinguim (2012)
- Beija-flor do Google (2013)
- Google Pigeon (2014)
- Google Mobilegeddon (2015)
- Google RankBrain (2015)
- Aumento do tamanho do snippet do Google (2017)
- Indexação do Google Mobile-First (2018)
- Atualização do Google Medic (2018)
- Google BERT (2019)
Desde sua concepção, há vinte anos, o Google fez milhares de atualizações no funcionamento de seu mecanismo de busca, incluindo as desta linha do tempo . Na verdade, a equipe faz pequenas atualizações em seu algoritmo quase diariamente.
O Google também lança atualizações principais algumas vezes por ano – você pode ler sobre as recomendações do Google aqui .
Neste post, detalhei nove das maiores e mais impactantes atualizações de algoritmos do Google em ordem cronológica.
1. Google Panda (2011)
Data de lançamento : 23 de fevereiro de 2011
O Google lançou o Panda Update para combater conteúdo fraco, duplicado ou plagiado, preenchimento de palavras-chave, farms de conteúdo, sites com altas taxas de anúncio para conteúdo e outros problemas de qualidade. Também foi lançado para recompensar conteúdo exclusivo e de alta qualidade.
O Google Panda dá a cada página da web um índice de qualidade interno que tenta imitar a qualificação humana, ou seja, como um humano pode responder e classificar um conteúdo. Essa pontuação é então fatorada em como cada site se classifica nas SERPs.
O Panda foi originalmente introduzido como um filtro para resultados de mecanismos de pesquisa, mas em janeiro de 2016 foi adicionado ao algoritmo principal .
Como ajustar para a atualização do Google Panda:
- Use um rastreador de sites como Botify ou Screaming Frog para identificar conteúdo fino (por exemplo, baixa contagem de palavras ou duplicado) em seu site e blog. Se você encontrar alguma, considere combinar e/ou arquivar essas páginas.
- Sites de comércio eletrônico são especialmente vulneráveis a conteúdo duplicado — nesses casos, use URLs canônicos para indicar ao Google qual versão de cada página deve ser priorizada nas SERPs.
- Reescreva e atualize o conteúdo para refletir melhor gramática, sintaxe e linguagem. Mantenha a formatação do conteúdo consistente.
- Remova ou retrabalhe qualquer conteúdo de baixa qualidade ou baixo desempenho. (Você pode identificar esse conteúdo com base em baixo tráfego e/ou baixas taxas de conversão.)
- Concentre-se na criação de conteúdo genuinamente exclusivo que forneça valor exclusivo para seus visitantes e clientes. O Google oferece mais de 20 perguntas para ajudar você a determinar a qualidade e o valor.
2. Google Pinguim (2012)
Data de lançamento : 24 de abril de 2012
O Google Penguin Update foi lançado para combater técnicas de construção de links de chapéu preto , como links com spam, diretórios de links e texto âncora recheado de palavras-chave. O Google os chama de “spam de chapéu preto” e os define como “técnicas que não beneficiam os usuários, onde a intenção é procurar atalhos ou brechas que classificariam as páginas mais alto do que elas merecem ser classificadas”.
Antes do Penguin Update, o volume de links – independentemente da qualidade – era uma grande influência na classificação das páginas nos SERPs. A Penguin tenta entender melhor como os sites estavam ganhando seus links e garantir que apenas links de alta qualidade, confiáveis e relevantes recompensassem os sites aos quais eles direcionavam.
O Google Penguin afeta apenas os links de entrada — os links que levam a um site, não para fora dele. O Penguin monitora técnicas de construção de links de chapéu preto e texto de link âncora super otimizado. Isso ocorre quando muitos links de entrada para um site contêm o mesmo texto âncora, o que pode alertar o Google de que os links não são naturais ou ganhos.
O Penguin também foi adicionado ao algoritmo principal no final de 2016.
Como ajustar para a atualização do Google Penguin:
- Siga as técnicas de criação de links de chapéu branco para criar backlinks relevantes e de alta qualidade.
- Não participe de esquemas de links da Private Blog Network (PBN) , que geralmente levam a penalidades do site.
- Se você contratar uma agência ou freelancer para construção de links, certifique-se de perguntar como eles estão construindo links. Nenhum dinheiro deve ser trocado entre a agência e a pessoa ou organização vinculada ao seu site.
3. Beija-flor do Google (2013)
Data de lançamento : 20 de agosto de 2013
O Google lançou o Hummingbird Update para fornecer uma experiência de pesquisa humana mais conversacional. O Google queria entender melhor o contexto do que as pessoas estavam pesquisando – versus os termos específicos em sua consulta de pesquisa.
O Knowledge Graph foi introduzido no ano anterior, mas o Hummingbird melhorou esse recurso. Essa atualização também trouxe o Google Authorship, que foi descontinuado em 2014 .
O Hummingbird usa processamento de linguagem natural que inclui indexação semântica, sinônimos e outros recursos para interpretar consultas e produzir resultados. Ele elimina conteúdo de baixa qualidade repleto de palavras-chave para criar um processo de pesquisa mais personalizado e preciso e mostrar resultados de SERP que correspondam à intenção do pesquisador.
Como ajustar para a atualização do Google Hummingbird
- Concentre-se no conteúdo conceitual, não apenas no conteúdo orientado por palavras-chave. Expanda sua pesquisa de palavras-chave para incluir frases diferentes, perguntas frequentes e termos semelhantes.
- Use ferramentas como AnswerthePublic para expandir o contexto ao fazer pesquisa de palavras-chave.
- Conduza uma análise competitiva pesquisando suas palavras-chave em uma nova SERP do Google e veja quais conteúdos relacionados e recursos de SERP (como Gráficos de conhecimento ou snippets em destaque ) aparecem.
4. Google Pigeon (2014)
Data de lançamento : 24 de julho de 2014 (nos EUA) e 22 de dezembro de 2014 (no Reino Unido, Canadá e Austrália)
O Google lançou o Pigeon Update para calibrar melhor os algoritmos locais com o algoritmo principal. O objetivo desta atualização foi recompensar as empresas locais que têm uma forte presença orgânica com melhor visibilidade SERP. Foi também para responder a consultas de pesquisa de usuários com resultados locais precisos influenciados por sinais tradicionais de classificação de pesquisa na web.
O Pigeon trata a pesquisa local da mesma forma que a pesquisa orgânica tradicional, apenas com dicas locais. Ele considera a localização do pesquisador ao exibir os resultados da SERP e permite que os pesquisadores tratem a Pesquisa do Google e o Google Maps da mesma forma. Por exemplo, você pode pesquisar “melhor contador perto de mim” em ambos os mecanismos e os resultados devem ser semelhantes.
Como ajustar para a atualização do Google Pigeon
- Aproveite as táticas de SEO na página e SEO fora da página para garantir que o Google reconheça a localização da sua empresa e outros fatores de classificação locais.
- Crie conteúdo e mídia que associe sua empresa a um local específico, como um bairro, vila ou cidade. Isso ajudará a melhorar seu SEO local .
- Registre-se no Google Meu Negócio para gerenciar como suas informações comerciais aparecem nas SERPs do Google. Crie e gerencie perfis em outros diretórios importantes como Apple Maps , Facebook , Factual , Foursquare , Superpages e Yelp .
- Certifique-se de que suas informações de localização sejam consistentes em todas as suas propriedades da web, ou seja, seu site, mídia social, listagens do Yelp etc.
5. Google Mobilegeddon (2015)
Data de lançamento : 22 de abril de 2015
O Google Mobile Update (apelidado de “Mobilegeddon”) incorporou oficialmente a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação. A atualização priorizou sites compatíveis com dispositivos móveis em SERPs móveis, e os sites que não eram compatíveis com dispositivos móveis foram penalizados ou removidos completamente dos SERPs.
O Mobilegeddon foi mais um esforço do Google para continuar fornecendo a melhor experiência de pesquisa possível para seus usuários. “Quando se trata de pesquisar em dispositivos móveis, os usuários devem obter os resultados mais relevantes e oportunos, independentemente de a informação estar em páginas ou aplicativos compatíveis com dispositivos móveis”, anunciou o Google em 2015.
O Mobilegeddon penaliza sites que não são responsivos a dispositivos móveis e recompensa aqueles que são. Afeta apenas as classificações de pesquisa em dispositivos móveis (globalmente e em todos os idiomas). No entanto, desde que o Google mudou para a indexação mobile-first , a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site agora afeta a classificação de cada consulta.
Como ajustar para a atualização do Google Mobilegeddon
- Confirme se seu site é otimizado para dispositivos móveis! (Aqui está uma postagem no blog sobre como fazer isso .)
- Use a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver o desempenho do seu site. Essa ferramenta mostrará a aparência do seu site em um dispositivo móvel e alertará sobre qualquer problema de carregamento ou processamento.
6. Google RankBrain (2015)
Data de lançamento : 26 de outubro de 2015
A atualização do Google RankBrain fazia parte do Hummingbird. O RankBrain é um componente de aprendizado de máquina do algoritmo do Google que funciona para entender melhor a intenção do pesquisador e fornecer os resultados SERP mais precisos e relevantes.
Muitos estrategistas de SEO acreditam que serve para medir como os pesquisadores interagem com os resultados da pesquisa e, em seguida, classifica os resultados de acordo. (Isso pode explicar por que sua SERP parece diferente quando você pesquisa a mesma coisa várias vezes.)
Também foi teorizado que o algoritmo RankBrain identifica recursos de relevância para os sites classificados para uma determinada consulta, estabelecendo fatores e sinais de classificação específicos da consulta.
O Google chamou o RankBrain de terceiro sinal de classificação mais importante.
Como ajustar para a atualização do Google RankBrain
- Consulte as etapas de recuperação recomendadas para a atualização do Hummingbird .
7. Aumento do tamanho do snippet do Google (2017)
Data de lançamento : 30 de novembro de 2017
A atualização de aumento de comprimento de trecho do Google aumentou o comprimento da meta descrição do Google de 155 para 300, quase dobrando a contagem de palavras. O objetivo desta atualização foi fornecer descrições mais úteis de páginas da Web e ajudar os pesquisadores a entender melhor como um resultado pode ser relevante para sua consulta.
Por cerca de seis meses, os comprimentos da meta descrição foram relatados entre 160 e 300 caracteres (dependendo da pesquisa e do conteúdo resultante), mas em 13 de maio de 2018, o Google reverteu a maioria dos comprimentos de snippet para cerca de 150 – onde eles estavam originalmente.
Como ajustar a atualização de aumento de comprimento de snippets do Google
- Dado que o Google reverteu suas meta descrições para o tamanho original de ~ 150, não recomendamos alterar seus snippets neste momento.
- Mantenha suas descrições com menos de 150 caracteres para garantir que o snippet completo apareça nas SERPs.
8. Indexação do Google Mobile-First (2018)
Data de lançamento : 26 de março de 2018
A atualização do Mobile-First Indexing foi outro aceno do Google para os sites que estão usando um site compatível com dispositivos móveis.
Veja como o Google explica : “[Historicamente,] nossos sistemas de rastreamento, indexação e classificação normalmente usavam a versão para computador do conteúdo de uma página, o que pode causar problemas para pesquisadores de dispositivos móveis quando essa versão é muito diferente da versão para dispositivos móveis. A indexação mobile-first significa que usaremos a versão móvel da página para indexação e classificação, para ajudar melhor nossos usuários – principalmente móveis – a encontrar o que estão procurando.”
Ao produzir resultados de pesquisa, o Google continuará a extrair de um único índice de dados; essa atualização significa que eles preencherão mais esse índice com versões móveis do conteúdo do site. Além disso, essa atualização afetou principalmente como os sites são indexados, não como eles são classificados – mas isso não quer dizer que afetará as classificações no futuro.
“Ter conteúdo otimizado para celular ainda é útil para quem procura maneiras de ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa para celular”, diz o Google . “[Mas] podemos mostrar conteúdo para usuários que não seja compatível com dispositivos móveis ou que tenha carregamento lento se nossos muitos outros sinais determinarem que é o conteúdo mais relevante a ser exibido.”
Como ajustar para a atualização de indexação do Google Mobile-First
- Como sempre, certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis. (Se você tiver páginas AMP e não AMP , o Google preferirá indexar a versão móvel da página não AMP.)
- Se você tiver URLs separados para seu site para celular (um site m-dot), confirme se sua página para celular reflete o mesmo conteúdo do seu site para computador. (O Google prefere indexar seu URL móvel.)
- Certifique -se de que dados estruturados e metadados sejam usados nas versões para computador e dispositivos móveis.
- Leia as práticas recomendadas do Google sobre como se preparar para a indexação mobile-first.
9. Atualização do Google Medic (2018)
Data de lançamento : 1 de agosto de 2018
A Atualização do Google Medic foi a terceira atualização de algoritmo principal e ampla de 2018. O impacto desproporcional que ela tem em sites nos setores de saúde e bem-estar é como recebeu seu apelido. No entanto, não teve como alvo essas indústrias; também teve um grande impacto em sites em todas as outras indústrias.
Em geral, os especialistas em SEO teorizaram que o Medic Update era outra atualização que visava problemas de “qualidade”, como conteúdo fino e duplicado, tempos de carregamento lentos, tags de título imprecisas e experiência ruim do usuário.
Ao contrário das outras atualizações nesta lista, a Atualização do Medic não teve como alvo um tipo específico de conteúdo da web nem lançou uma nova parte do algoritmo principal. No entanto, o Google divulgou uma declaração oficial sobre isso: “Não há “correção” para páginas que podem ter um desempenho inferior, a não ser manter o foco na construção de um ótimo conteúdo. Com o tempo, pode ser que seu conteúdo aumente em relação a outras páginas.”
Como ajustar para a atualização do Google Medic
- Certifique-se de que seu SEO off-page e SEO técnico estejam intactos e que não haja problemas subjacentes.
- Continue a produzir conteúdo útil que forneça valor exclusivo para seus visitantes.
- Siga as técnicas de construção de links de chapéu branco.
10. Atualização de processamento de linguagem natural do Google BERT (2019)
Data de lançamento : 25 de outubro de 2019
A atualização do Google BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) foi um esforço do Google para entender melhor o idioma em que as pessoas pesquisam. É semelhante ao RankBrain e serve como um esforço adicional para entender as pesquisas; não o substituiu.
BERT foi uma atualização significativa do algoritmo de busca. Conforme relatado pelo Google : “Com os mais recentes avanços de nossa equipe de pesquisa na ciência da compreensão da linguagem… os maiores saltos na história da Pesquisa.”
Resumindo, o BERT ajuda os usuários do Google a encontrar informações úteis e precisas. A atualização permite que o Google capture mais nuances e contextos nas consultas e não se apoie tanto no uso de preposições ou frases para esclarecer dúvidas. (Confira alguns exemplos ao vivo de BERT aqui .)
O BERT também foi aplicado a trechos em destaque em mais de duas dúzias de países e idiomas.
Como ajustar para a atualização do Google BERT
- Focar em escrever conteúdo claro e de alta qualidade e evitar escrever para máquinas (como BERT) é o esforço do Google para não ser uma máquina.
- Consulte as etapas de recuperação recomendadas para a atualização do Hummingbird .
Cresça melhor com as atualizações do Google
Como proprietário de uma empresa e profissional de marketing, essas atualizações do Google podem parecer repetitivas, detalhadas e muito trabalhosas. Você não está errado. Quando os revi pela primeira vez e considerei as alterações que precisava fazer no meu site, admito que fiquei um pouco sobrecarregado.
Mas é importante lembrar que o Google quer criar uma experiência de pesquisa fantástica para seus usuários… incluindo você e eu. Essas atualizações de algoritmo são projetadas para eliminar o conteúdo preguiçoso, de baixa qualidade e ilegal que não está apenas preenchendo nossas consultas de pesquisa, mas também competindo com nosso próprio conteúdo comercial e de marketing.
Em suma, esses algoritmos são coisas boas ! Cabe a você usá-los a seu favor.
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